segunda-feira, 9 de agosto de 2010

POR UM SONHO BRASILEIRO

Acabei de ler uma série de reportagens sobre mineiros que atravessam países da America Central rumo aos EUA ilegalmente. São muitas histórias de terror e tristeza. Muitos adquirem dividas astronômicas.
Só para se ter uma idéia no Leste de Minas, os chamados “cônsules”, gente inescrupulosas que prometem levar pessoas para a America do Norte, cobram cerca de U$ 20 mil. O resultado dessa empreitada é desastroso já que o roteiro está cada dia mais perigoso. Desde 2005 o México exige visto para entrada no país. Quem planeja realizar o “american dream” se arrisca a morrer no deserto ou nas mãos de seqüestradores como os dois mineiros, da cidade de Ladainha, no Vale do Mucuri, que ficaram reféns 41 dias e só com ajuda do FBI conseguiram escapar. Detalhe; agora estão presos no EUA para revelar o esquema e a família já tinha desembolsado mais de U$ 10 mil, pagos aos seqüestradores.

Fico triste com essas noticias. Mas uma vez a fábula do capitalismo embala o sonho de milhões com “estórias” do lavrador que chegou a superstar. É preciso combater esse tráfico institucionalizado de pessoas. Dar condições aos nossos companheiros de estudar, crescerem com consciência e cidadania no próprio Brasil. Queremos um mandato que lute pelo fomento das iniciativas de geração de emprego e renda, especialmente as que estimulem atividades de economia solidária, o cooperativismo e as experiências de autogestão. Queremos um mandato que lute pela manutenção e aprofundamento das políticas públicas sociais implementadas pelo Governo Lula também em nosso estado, bem como participar desta luta nos outros níveis da federação. Esse é nosso objetivo.


Gilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário