sexta-feira, 20 de agosto de 2010

BLOGOSFERA vs CANALHAS


Se me perguntassem hoje em qual espaço repousa a democracia, diria sem sombra de dúvida: na internet. Há no mundo uma campanha para premiar a internet com o Nobel da Paz. A rede mundial de computadores é um espaço que promove o debate, a mobilização, a informação e a reflexão fora do controle de grandes grupos da mídia. Nela é possível expressar a opinião sem mediadores, sem a censura de um editorial. Nesta sexta, (20/08) acontece um evento bacana em São Paulo: o 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, evento que reforça a luta pela democratização da mídia no país.

Segundo Paulo Henrique Amorim, blogueiro do “Conversa Afiada” e também membro da comissão organizadora do evento, a blogosfera veio para abalar o poder de aglomerados da comunicação que controlavam o destino do país. “Antigamente, os tucanos de São Paulo davam três telefonemas e controlavam o Brasil. Eles ligavam para o Doutor Roberto (Globo), o Ruy Mesquita (O Estado de S. Paulo) e o Seu Frias (Folha de S.Paulo) e governavam a opinião pública brasileira. O que desmontou essa estratégia concentrada em três telefonemas foi a blogosfera.”

Dados de empresa do setor apontam que o Brasil é o 2° país com maior número de blogs, perdendo apenas para os EUA. Sim, a blogosfera brasileira ganha força e espaço fazendo frente às manipulações políticas, como disse Luis Nassif “....montamos uma rede de grande impacto para impedir as maluquices da direita”. Hoje a liberdade está em sites e blogs independentes que lutam contra o denuncismo de jornais apelativos. Recentemente um grande jornal mineiro foi multado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por propaganda eleitoral antecipada para José Serra. Uma “matéria” publicada em abril expressou forte apoio ao Zé. Uma verdadeira afronta à democracia em favor da campanha demotucana.


Gilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário