quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Democracia


O que é democracia no Brasil? Ouvi essa pergunta outro dia. O ponto básico da democracia brasileira é o direito ao voto. Mas nossa democracia é limitada, pois uma vez o candidato eleito temos poucas possibilidades de interferir no mandato. Fazer valer a vontade popular é praticar o programa de governo que apresentamos durante a campanha e também lutar por medidas que ampliem a participação popular no mandato.

Nos últimos anos observamos em Minas Gerais um retrocesso da participação popular nas decisões do Executivo, por isso, é preciso que, no legislativo, sejam criados mecanismos para garantir o exercício da democracia direta e participativa, por parte dos cidadãos.

É tarefa permanente do mandato democrático popular trabalhar para a criação e o aperfeiçoamento de mecanismos de participação nas ações e decisões da Assembléia Legislativa.

Há, entretanto, outro aspecto a ser observado, que diz respeito à participação no mandato do deputado por parte de seus apoiadores, do movimento social e da comunidade em geral. Nesse sentido, a proposta é criar mecanismos de participação efetiva, preferencialmente funcionando por região do estado, e uma dinâmica de discussão e deliberação nestes fóruns que oriente toda a política do mandato, respeitados os princípios básicos e compromissos aqui definidos. Essa é minha proposta.


Gilson Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário