sábado, 23 de maio de 2009

CONTEE prestigia homenagem aos 75 anos do Sinpro Minas


A necessidade de valorização dos professores para se ter educação de qualidade foi ressaltada durante a Reunião Especial do Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, nesta sexta-feira (28/11/08), que homenageou o Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro Minas) pelos seus 75 anos.

O autor do requerimento para a realização da solenidade, deputado Carlin Moura (PCdoB), destacou que não há educação de qualidade se aqueles que estão envolvidos diretamente na formação dos alunos não forem valorizados adequadamente. "Desde sua fundação, em 1933, o Sinpro tem cumprido um papel fundamental na defesa dos direitos dos professores e na promoção de um ensino com melhor qualidade em nosso Estado", elogiou.

O deputado também destacou a atuação da entidade na redemocratização do País: nas campanhas das Diretas-Já e da anistia aos cassados pelo regime militar. "Hoje o Sinpro-MG representa mais de 65 mil professores da rede privada de ensino de Minas Gerais e conta com outras 12 unidades em regiões estratégicas no interior do Estado, o que possibilita a interlocução próxima e eficiente entre a classe docente e as instituições", afirmou. O parlamentar também lembrou a atuação constante do sindicato junto à Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, contribuindo para a elaboração de uma legislação da educação mais avançada e democrática.

A CONTEE foi representada na atividade pelo Secretário de Finanças da entidade, José Roberto Torres Machado. A secretária geral da CONTEE, Cristina Casto, também prestigiou a solenidade, representando ainda a Federação – FITEE, enquanto presidente em exercício. Deputado Carlin Moura, Jose Roberto Torres Machado, Gilson Reis, Cristina Castro e Deputado Lafayette AndradaDefesa da educação deve ser política prioritáriaRepresentando o presidente da Assembléia, Alberto Pinto Coelho (PP), o deputado Lafayette de Andrada (PSDB) presidiu a reunião e afirmou, em seu discurso, que a defesa do ensino e dos profissionais da área da educação tem que ser prioridade na política.

"Mesmo que o investimento público no setor tenha subido de 3,9% para 4,4% do PIB nacional, esse volume de recursos ainda é muito pouco, face a uma situação que permanece lamentável", argumentou. Ele acrescentou que em uma população de 28 milhões de jovens entre 7 e 14 anos, mais de 2 milhões continuam analfabetos, sendo que 300 mil nunca freqüentaram a escola. "Para reverter esse quadro, além de investimentos em escolas, é preciso investir no professor, vendo-o como um profissional que precisa exercer com dignidade a sua função, estratégica para o desenvolvimento nacional", concluiu.

Os deputados Lafayette de Andrada, Carlin Moura e a deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG) fizeram a entrega de uma placa comemorativa ao presidente do Sinpro-MG, Gilson Luiz Reis. O homenageado disse se sentir honrado com a homenagem e muito feliz por representar o sindicato na comemoração de seus 75 anos.

Em seu discurso, Gilson Reis lembrou as várias lutas travadas pela entidade ao longo de sua história, seja em defesa dos direitos dos trabalhadores, seja pela garantia dos direitos civis e políticos. "Em mais de 500 anos de descobrimento, é a primeira vez que o Brasil vive mais de 20 anos ininterruptos de democracia. Quanta luta sindical ocorreu nessa história!", afirmou.

O professor denunciou o pouco investimento público em educação e a mercantilização do ensino no País. Segundo ele, muita discussão tem sido feita e pouco se tem avançado na direção de um projeto de educação de qualidade.

Encerrando o discurso, o presidente do sindicato homenageou quatro professores: Rebeca Machado Duarte e Leonardo da Silva Rodrigues, de 19 anos; José Moreira Lage, de 81; e Neusa Pimenta de Almeida de 87. E concluiu: "Com esses exemplos mostramos que nós temos passado, mas também teremos futuro."Compuseram mesa na solenidade, além dos deputados citados, do homenageado e da professora Neusa Pimenta de Almeida, o secretário de Finanças da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino, José Roberto Torres Machado; a presidente em exercício da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino, Cristina de Castro; e o presidente do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais, Carlúcio Cléber Borges Araújo.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, com informações da redaçãoPublicado em 01/12/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário