quarta-feira, 22 de setembro de 2010

GILSON REIS VISITA OCUPAÇÃO DO MST EM MINAS

Gilson Reis visitou nesta terça, 21, ocupações do MST em Funilândia, município que faz divisa com Sete Lagoas que fica há 100 km de Belo Horizonte. Aproximadamente 100 famílias ocuparam há cerca de 10 dias as terras da fazenda de nome Granja Manoa que estava abandonada há vários anos. Um fato importante é que proprietário das terras tem o título de apenas 97 dos 520 hectares da propriedade.

A Região de Sete Lagoas foi tomada pelo agronegócio predatório que lida com a monocultura do eucalipto, despejam agrotóxicos, afetando o meio ambiente além de concentrar renda e não empregar a mão de obra local. O candidato Gilson Reis visitou o acampamento, conversou com integrantes do MST e obteve o apoio da população. Ele afirmou que a reforma agrária é uma questão de urgência no país. “A concentração fundiária no Brasil é a mesma da década de 20. Cerca de 30 mil famílias concentram mais de 1 milhão de hectares cada uma. Então é uma questão séria. É preciso urgentemente discutir a reforma agrária e ampliar programas como o PRONAF, ajudar a produção e o escoamento da agricultura familiar, dar apoio técnico. É preciso desenvolver o homem do campo brasileiro, porque ele é responsável pela maior parte da produção de alimentos no Brasil”, disse Gilson.

O candidato visitou ainda o assentamento Resistência (MST) também na região de Funilândia. Os assentados chegaram ao local há uma década e agora, as 25 famílias tiveram suas terras demarcadas e legalizadas. Cada família recebeu 12 hectares de terra e muitas já estão terminando a construção das suas casas. Gilson visitou o assentamento e declarou apoio aos assentados na busca por melhorias no acesso, infraestruturas e direitos sociais. A alegria dos moradores contagiou o candidato. “Vi o sonho da casa própria conquistada nos olhos dessas pessoas e fiquei muito feliz”, declarou. O candidato lembrou que infelizmente esse é um direito fundamental que ainda não chegou a toda população, sobretudo aos mais pobres. “É importante notar que muitos dos assentados vieram de cidades grandes, como Contagem, Belo Horizonte, lugares onde lhe são negados moradia adequada e que concentra muitos pobres em condições precárias. Moradia, terra, direito a saúde, saneamento e educação são direitos básicos que precisam chegar a todos os brasileiros. Esses temas precisam de profundas reformas no Brasil”, argumentou Gilson. O candidato seguiu para Belo Horizonte e avaliou de forma positiva a visita aos integrantes do MST na região. “O MST é nosso parceiro e nos apoiamos mutuamente, pois lutamos pelas mesmas causas. Por um país mais justo, com terras para todos os brasileiros”, finalizou.


Agência Movimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário