terça-feira, 21 de setembro de 2010

Desenvolvimento X Sustentabilidade

Hoje é o dia da árvore. É o dia que muitos param e refletem sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas. Para mim esse é um assunto diário. Estou envolvido com movimentos ambientais que estão na luta para proteger as nossas nascentes em Minas de atividades como a mineração, especulação imobiliária, turismo predatório e atividades agrícolas insustentáveis, e também é claro, o desmatamento da Mata Atlântica no Brasil.

Quero lembrar mais uma vez que Minas Gerais é apontado como o estado que mais desmatou a Mata Atlântica nos últimos cinco anos, segundo dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgado em Maio deste anos pela ONG SOS Mata Atlântica e pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O relatório analisou áreas da Mata Atlântica desmatada em todo Brasil. Segundo os dados Minas correspondeu a mais da metade da soma de todos os hectares destruídos no país. Só para se ter uma idéia, Minas Gerais entre 2008 e 2010 desmatou 12.524 hectares, enquanto o segundo estado no ranking, o Paraná, desmatou 2.699 hectares. Detalhe: se comparado com o relatório de 2005 a 2008, o desmatamento aqui cresceu 15%. Então você pode se perguntar: Mas onde esteve a política ambiental em Minas nesses últimos anos?

Um fato foi ofuscado em nossos "jornais". Há alguns meses um ex-diretor geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Minas Gerais foi preso por corrupção e fraudes. Ele foi acusado de favorecer desmatamento ilegal para produção de carvão. E o carvão sabe onde é usado? É uma matriz energética de indústrias, entre elas as siderúrgicas que por sua vez fornecem aço para o setor de construção civil, que são os maiores patrocinadores da campanha dos adversários do Lula, Dilma e Hélio Costa aqui no estado. Precisamos nos desenvolver, mas de forma sustentável, e essa sustentabilidade que falo é da natureza e da população e não das contas e riquezas depositadas em paraísos fiscais. Eu espero que no dia 03 de outubro a maioria vote pela vida, pela natureza, pela sustentabilidade e contra a corrupção.


Gilson Reis 65653

Nenhum comentário:

Postar um comentário