sexta-feira, 17 de setembro de 2010

GILSON REIS PARTICIPA DE DEBATE NA PUC MINAS

O DCE da PUC Minas Coração Eucarístico, (Diretório Acadêmico de Estudantes), promoveu uma rodada de debates, ontem, 16, entre os candidatos a deputados estaduais e federais no Campus do Coração Eucarístico. O evento, que teve início às 19h30, reuniu mais de 200 pessoas entre estudantes e professores da universidade. O diretório convidou um candidato a deputado estadual e federal de cada partido e o debate foi mediado pelo jornalista Luiz Carlos Bernardes, o Peninha. Como de costume em debates democrático a bancada do PSDB e DEM não mandaram representantes. Mas estavam presentes o PSTU, PSOL, PT, PV, PDT e PCdoB, este último representado pelos candidatos Gilson Reis (65653) e Jô Moraes.
Ao se apresentar para a platéia o candidato Gilson Reis resumiu sua trajetória ressaltando a experiência nos movimentos estudantis, que teve início ainda na época da ditadura e também falou da luta pela educação de qualidade, e do seu trabalho à frente de movimentos sindicais como o Sinpro-MG e o CTB. O candidato elogiou a iniciativa do diretório de estudantes da PUC – “ É muito importante à realização de debates como este, onde podemos discutir o desenvolvimento sustentável do país e o papel do político e sua contribuição para a sociedade”, declarou Gilson. O debate também foi espaço para um protesto aos grandes meios de comunicação que excluem dos debates representantes de partidos menores. Os candidato Sergio Miranda do PDT declarou que era o primeiro debate que participava. “Infelizmente essa eleição está sendo a mais despolitizada da nossa história”. O jornalista Peninha lamentou o fato da BAND SP não ter autorizado a BAND Minas convidar a candidata ao governo do estado Vanessa Portugal (PSTU) para o debate realizado na emissora, mesmo a candidata aparecendo em terceiro lugar nas pesquisas.

O debate transcorreu de forma democrática, tendo cada candidato um tempo para responder às perguntas direcionadas. Gilson Reis em suas respostas lembrou da necessidade de mudança na política educacional em Minas Gerais. “Estamos num processo de mercantilização da educação, com grandes grupos internacionais desnacionalizando a educação Brasileira, e em Minas um mesmo grupo econômico determina as diretrizes educacionais do estado há mais de 20 anos”, denunciou. O candidato também lembrou da falta da educação científica e tecnológica em Minas. “É preciso repensar a educação universitária no estado. Precisamos de uma universidade estadual a serviço da ciência e tecnologia que seja a base sólida para um desenvolvimento sustentável. Sem educação de qualidade não há desenvolvimento”, finalizou.

Ao final do debate os candidatos agradeceram aos realizadores e entre os estudantes a sensação foi de esclarecimento. “É o primeiro debate de que participo, achei muito interessante e acho que já sei em quem votarei”, declarou J.S aluno do curso de Direito da PUC Minas.



Agência Movimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário