quarta-feira, 4 de abril de 2012

Rio+20: embaixador diz que erradicação da pobreza é possível



Em 2050, a classe mais pobre deverá diminuir em todo o mundo, o que levará mais de 90 bilhões de pessoas a serem incluídas na classe média, disse nesta terça-feira (3) o diretor do Departamento de Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, embaixador André Aranha Corrêa do Lago. Para garantir que todas essas pessoas tenham acesso à tecnologia e ao desenvolvimento é preciso investir em padrões sustentáveis, segundo o diretor.

“É possível que tenhamos diferentes fórmulas, dependendo da região, mas é possível erradicar a pobreza. Temos de ter padrões sustentáveis, pensar no próximo passo”, disse ao participar de reunião com parlamentares da União Europeia e do Brasil sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

“Na conferência, nada será terminado. Será começado. Temos de ser hábeis para criar um estilo de vida mais sustentável”, ressaltou.

O deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ), integrante da subcomissão da Câmara criada para tratar da Rio+20, disse que o principal desafio do encontro será simplificar as discussões sobre desenvolvimento sustentável e economia verde, considerados os principais pilares do evento.

“O desafio é tentar simplificar. Ou vamos nos afogar em um mar de palavras, como frequentemente ocorre”, disse o parlamentar. Ele lembrou que a Rio+20 não é uma conferência apenas sobre o clima, como foi a Eco 92, mas, sim, um evento mais abrangente, que deve reunir diferentes iniciativas complexas. “Vinte anos depois, é importante pensar o que foi feito”, reforçou.

A deputada da Espanha, Pillar Del Castillo, tem a mesma opinião. Para ela, existem diversas iniciativas, como a Agenda 21 e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que podem dificultar a objetividade das conversas. “O problema é que estamos tão confusos com tantas coisas que só falamos, falamos, falamos.” Pillar acredita que é preciso dar ênfase “a eficiência, inovação e tecnologia.”
Rio+20
De 13 a 22 de junho, o Rio de Janeiro será a sede mundial das discussões sobre a economia verde, desenvolvimento sustentável, erradicação da pobreza, inclusão social, produção e consumo de recursos naturais. Pelos dados dos organizadores, mais de 90 presidentes e primeiros-ministros confirmaram presença. A expectativa é que mais de 50 mil pessoas participem das discussões.


Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário