terça-feira, 17 de abril de 2012

Carroceiros fazem manifestação na Vila São José




Os carroceiros da Vila São José fizeram uma manifestação durante a manhã desta segunda-feira (16/4). Com o apoio da comunidade local, mais de 20 carroças transitaram pelos bairros São José e Alípio de Melo. A ideia dos trabalhadores era fazer uma concentração em frente à Regional Pampulha, mas, ao saber do movimento, o secretário adjunto de administração regional, Farid Sales de Carvalho, foi ao encontro dos manifestantes.

Os carroceiros reivindicam a instalação de uma Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV), na região, e, querem um local definitivo para abrigar os cavalos. De acordo com o secretário, a URPV já estava prevista no projeto de mudança da Vila São José e estará pronta até o fim deste mês. Em relação às baias, Farid informou que a construção não é de responsabilidade da PBH, no entanto, o secretário prometeu buscar mais informações sobre a questão, diante da alegação dos trabalhadores de que a promessa foi feita. Sobre a limpeza das áreas onde o lixo vem sendo depositado, o secretário informou que a SLU vai sanar o problema até esta quarta-feira (18).

Após uma longa conversa com carroceiros e outros moradores, foi formada uma comissão para visitar o engenheiro responsável pela obra na São José e obter mais informações sobre o projeto. A comissão foi recebida, juntamente com o secretário, pelo engenheiro Célio Dantas. A Polícia Militar também acompanhou toda a movimentação, que foi pacífica durante o tempo todo.

O presidente da CTB Minas, Gilson Reis, esteve presente no ato e manifestou a sua preocupação com a qualidade de vida das pessoas que moram na comunidade. “O Executivo tem que olhar com mais atenção para os moradores da São José. O lixo está espalhado pela região e a culpa não é dos carroceiros. Muitos carros particulares e caminhões têm despejado dejetos no local. Devemos cobrar rapidez e eficiência da PBH”, completa.


Agora, os trabalhadores esperam um contato do secretário, conforme compromisso assumido na manhã de ontem, para tratar da questão das baias. Para a carroceira Rosângela Dutra, a situação é crítica, pois os moradores sofrem com o lixo espalhado e, além disso, os carroceiros têm o seu trabalho prejudicado pela situação. “Não vamos ficar quietos, temos o direito a condições de trabalho dignas para nós e também para os cavalos”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário