quarta-feira, 18 de abril de 2012

Pelo desenvolvimento, Dilma quer que cientistas brasileiros voltem ao país



A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (17) que o governo quer atrair para o Brasil cientistas estrangeiros e brasileiros que atuam em outros países. Na coluna “Conversa com a Presidenta”, ao responder a pergunta de Aarón Holanda Lino, brasileiro que trabalha nos Estados Unidos, Dilma explicou os programas do governo que têm o objetivo de trazer para o Brasil jovens pesquisadores que estão no exterior.

“Além de enviar mais de 100 mil estudantes para o exterior até 2014, o Ciência sem Fronteiras abrange dois outros programas, que visam justamente atrair estrangeiros e brasileiros que atuam em outros países. O primeiro é o Atração de Jovens Talentos, que objetiva trazer para o Brasil jovens pesquisadores, de preferência brasileiros, que participem de destacada produção científica e tecnológica no exterior. O segundo programa é o Pesquisador Visitante Especial, voltado para fomentar o intercâmbio e a cooperação internacional, atraindo lideranças científicas durante um a três meses por ano, por um período de dois a três anos”, disse a presidenta.

Segundo Dilma, as ações de incentivo ao preparo de estudantes brasileiros no exterior e de atração de pesquisadores para o Brasil contribuirão para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.


“Nossos estudantes vão aprender nas melhores universidades do mundo e pesquisadores consagrados no exterior virão ao Brasil para nos transmitir suas experiências. Essas iniciativas ajudarão a alçar o Brasil para um novo patamar científico e tecnológico”.

Pauta do Grito de Alerta

Ao longo dos últimos meses, centrais sindicais e empresários têm batido na tecla da necessidade de o Brasil investir em ciência e tecnologia, com vistas ao fortalecimento do setor industrial e em nome do desenvolvimento do país.

Por todo o Brasil, o movimento Grito de Alerta tem procurado estabelecer esse debate com diferentes níveis de governo e com a sociedade em geral. “Essa disposição da presidenta Dilma, em atrair ou cientistas brasileiros que estão fora do país, vai ao encontro de uma de nossas demandas. Um país que não investe nessa área não consegue se desenvolver”, avalia Wagner Gomes, presidente da CTB.

Com informações do Blog do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário