segunda-feira, 23 de abril de 2012

1º de Maio Unificado definirá bandeiras de luta da classe trabalhadora

“Desenvolvimento com menos juros, mais salários e empregos”. Essas são as palavras de ordem oficiais do 1º de Maio Unificado de 2012. Mas a pauta com as prioridades de luta das centrais sindicais não se encerra nesse slogan e na festa que marca o Dia do Trabalhador. Durante a comemoração, será definido um calendário de lutas e a pauta de interesse dos trabalhadores e trabalhadoras.

Para o presidente da CTB, Wagner Gomes, é importante que esse mesmo procedimento ocorra em todos os estados em que as centrais sindicais se reunirem para comemorar o 1º de Maio. “Faremos isso em nosso ato na cidade de São Paulo, mas temos que reproduzir essa luta em cada estado da federação”, propôs.

A ideia é estabelecer em todo o país um dia de lutas, com o sentido de dialogar com toda a sociedade a necessidade de obter mais conquistas para a classe trabalhadora. Nesse sentido, cinco itens ganharão destaque:

- redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salários;
- reforma agrária;
- valorização do serviço público e do servidor público;
- continuidade do processo de redução da taxa de juros;
- fim do fator previdenciário e valorização das aposentadorias.

Grito de alerta


Além desses pontos, as centrais sindicais também darão destaque ao movimento Grito de Alerta, que tem percorrido o Brasil apontando o processo de desindustrialização vivido no país.

“O projeto de desenvolvimento que defendemos exige uma indústria forte, com bons empregos, que valorizem o trabalhador e a trabalhadora. O 1º de Maio é um dia de festa, mas também é uma data para refletirmos sobre o país que queremos para o nosso futuro”, sustentou Wagner Gomes.

Ao longo do mês de abril, confira aqui no Portal CTB como e onde serão realizados os festejos do 1º de Maio Unificado por todo o Brasil. Em São Paulo, são esperadas dois milhões de pessoas, na Praça Campo de Bagatelle, das 7h às 18h.

Portal CTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário