quinta-feira, 19 de abril de 2012

Metalúrgicos de Betim debatem desindustrialização nesta sexta (20)



O Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região é uma das principais entidades que apoiam a realização do seminário “A valorização do trabalho na nova política industrial brasileira”, que ocorre nesta sexta-feira (20), em Betim, com o objetivo de estender à população do município, os debates acerca dos efeitos causados ao país pela desindustrialização.

Ato em BH contra desindustrialização

Previsto para ter início às 9 horas, no auditório da Prefeitura de Betim (Rua Pará de Minas, 640, bairro Brasileia), o seminário está sendo organizado pela Federação Interestadual dos Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (FIT Metal) – entidade que representa os interesses de cerca de 350 mil trabalhadores da categoria em todo o país – e também tem o apoio da CTB Minas Gerais.

Produção e emprego em risco

O presidente da FIT Metal, Marcelino da Rocha, que também integra a direção do Sindicato, ressalta que o processo de desindustrialização não é um problema localizado, de um estado ou um município apenas, mas atinge todo o país.
“A redução dos investimentos no parque industrial brasileiro e a falta de competitividade – esta particularmente causada pela concorrência desleal com o mercado externo - são fatores que ameaçam a produção nacional e o emprego dos brasileiros. Por isso, a importância de debater o tema com a população, de modo a mobilizá-la nos esforços para a construção de um projeto nacional de desenvolvimento para o país, com valorização do trabalho e dos trabalhadores”, acentua.

Aberto ao público, o seminário debaterá, dentre outros temas, as preocupações e anseios dos trabalhadores, as perspectivas do setor automotivo, a história e importância da indústria no Brasil, além das iniciativas que o setor empresarial mineiro tem tomado para enfrentar o processo de desindustrialização.

Estarão presentes ao debate representantes da FIT Metal, CTB Minas e Nacional, Fiat Automóveis, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Betim e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), além de outras entidades empresariais e do movimento social organizado.

O seminário é parte do movimento do “Grito de Alerta em defesa da produção e do emprego”, que unem empresários e as principais centrais sindicais, em ações contra a desindustrialização.

Por Eduardo Durães - Sindimetal Betim

Nenhum comentário:

Postar um comentário