sexta-feira, 18 de maio de 2012

Pelo menos 73% das capitais podem eleger mais vereadores em 2012

Pesquisa publicada nesta sexta-feira (18), aponta que pelo menos 73% das Câmaras das capitais aptas a eleger mais vereadores neste ano optaram pelo aumento do núemro de mandatos legislativos.


De acordo com a pesquisa, que foi elaborada pelo Portal UOL, ao todo, serão 89 parlamentares a mais em relação a 2008, quando foram eleitos 715. O cálculo leva em conta somente 22 capitais, das quais 16 optaram pelo aumento.

Das 16 capitais, pelo menos 13 aumentaram até a quantidade máxima permitida: Campo Grande, Cuiabá, João Pessoa, Recife, Boa Vista, Florianópolis, Salvador, Natal, São Luís, Fortaleza, Manaus, Porto Velho e Teresina.

O estudo também apontou que quatro capitais - Curitiba, Vitória, Belém e Porto Alegre -, que poderíam ter aumentar o número de vereadores, mas o fizeram.  Também foi observado que Goiânia, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro já têm a quantidade máxima possível de representantes do Legislativo.

O aumento se ampara na Emenda Constitucional nº 58, de 2009, que tmabém estipula um limite de vagas conforme o total de habitantes, permite que os municípios ampliem a quantidade de cadeiras no Legislativo de acordo com o aumento populacional medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Cenário nacioanal

Em estimativa apontada à imprensa, o presidente da União dos Vereadores do Brasil, Gilson Conzatti, informou que no país, o número de vereadores deve render um aumento de 11%. Enquanto que em 2008 foram eleitos 52.137 vereadores, em 5.563 municípios, em 2012 espera-se que esse número chegue a 59 mil.

De acordo com dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), os dados do IBGE publicados em 31 de agosto de 2011 mostram que 2.153 cidades registraram aumento populacional, e, por isso, podem alterar as leis orgânicas permitindo o aumento.

Com informações do Portal UOL

..

Nenhum comentário:

Postar um comentário