quarta-feira, 9 de maio de 2012

Estudantes promovem ato na Câmara em defesa da aprovação do PNE

Estudantes de vários estados do Brasil promovem nesta quarta-feira (09) na Câmara dos Deputados um ato público em prol da imediata aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), em tramitação na Casa.

De acordo com o presidente da União Nacional dos Estudantes Secundaristas (UNE), Daniel Iliescu, o objetivo é promover uma série de manifestações para pressionar o Congresso a aprovar o PNE. Trata-se da campanha PNE Já! – 10% do PIB em Educação e 50% dos Royalties e do Fundo Social do Pré-Sal para Educação, Ciência e Tecnologia.

Apesar de a UNE reivindicar a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto na educação e também a destinação de 50% dos royalties do pré-sal no setor, Iliesco considera o texto do PNE um avanço.

"Reconhecemos que é um avanço, mas limitado", disse. Pela proposta que tramita em comissão especial na Câmara e pode ser votada hoje, está prevista, entre outras ações, a aplicação de 8% do PIB na educação.

O PNE estabelece 20 metas educacionais que o país deverá alcançar no prazo de dez anos – entre elas o aumento do atendimento em creche, a melhoria da qualidade da educação e o crescimento do percentual da população com ensino superior.

O ponto mais polêmico continua sendo a meta de investimento na área. O parecer do relator da última versão do substitutivo, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), propõe que o país amplie o gasto público em educação dos atuais 5% do Produto Interno Bruto (PIB) para 7,5%.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário