terça-feira, 12 de junho de 2012


Gilson Reis participa de Ato em prol da preservação ambiental

Na semana em que comemora o dia do meio ambiente (05/06), não há nada para comemorar, pois a causa ambiental deve ser urgentemente repensada. Essa reflexão foi feita pelo presidente licenciado do Sindicato dos Professores – Sinpro Minas Gilson Reis nessa terça-feira dia 12 de junho, em um Ato de Conscientização realizado na Praça Padre Eustáquio, com distribuição de mudas e apresentação teatral.

Um dia antes da abertura do Encontro Rio + 20, o presidente falou da urgente necessidade de repensar o posicionamento mundial frente a questão ambiental e de recolocar em discussão, pontos debatidos na ECO 92 que ainda não foram cumpridos. De acordo com ele, a ausência já anunciada dos principais países poluidores, que é o Estados Unidos, Japão e China demonstra que a política ambiental internacional não avançará de maneira satisfatória.

O professor chamou a atenção para a necessidade de se pensar na preservação ambiental regional. Ele citou como exemplo a regional Noroeste,“aqui não há nenhuma concentração de verde. As praças estão vandalizadas, não há espaços ecológicos que a população possa usufruir. Os riachos e rios da região estão assoreados e rio, como o da Avenida Pedro II foi escondido e serve apenas como transporte de esgoto. Precisamos sim, pensar em uma escala de preservação global, mas local também” afirmou o biólogo, que ressaltou a importância de mobilizar a sociedade pela causa.


Gilson Reis citou também a situação de degradação de algumas serras na região metropolitana, vítimas da exploração mineral desenfreada. Segundo ele, a ganância de algumas empresas pode acabar com vida vegetal nesses locais, como tem acontecido na Serra da Gandarela em Caeté. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário