quinta-feira, 14 de junho de 2012

Artistas debatem o cenário cultural de BH com Gilson Reis

O professor Gilson Reis se reuniu nessa quarta-feira (13/06) com um grupo de artistas do Palácio das Artes para debaterem a Cultura em BH e alternativas de democratização da arte na cidade.

Certo de que a cultura está ligada a educação, o presidente licenciado do Sindicato dos Professores - Sinpro Minas tem se colocado como possibilidade de intermediação entre artistas e governo. Envolvido diretamente com a cultura, Gilson falou dos projetos realizados pelo sindicato, tais como o Cine Clube, aberto a população; a ajuda na luta da Orquestra Sinfônica de Minas em 2007, seu envolvimento com o cenário do Hip Hop em BH e a conquista aprovada no Plano Decenal de educação que aprovou a inclusão da música como matéria obrigatória na grade curricular das escolas.


Gilson afirma que a cultura em BH está subjugada e tem sido uma política paralela de governo. “O incentivo a cultura deve ser uma política de estado, e não política de governo, ou seja, as decisões tomadas, os projetos que beneficiam a sociedade devem ser assegurados, independente do governo e afastados de interesses partidários de curto prazo”, explicou. Para ele, Belo Horizonte tem tido retrocesso em diversas áreas, e principalmente na cultura, como a retirada de eventos importantes da agenda da cidade e a transformação da Secretaria Municipal de Cultura em Fundação. “Uma cidade como Belo Horizonte precisa de uma secretaria, com recursos alocados que garantam a execução de projetos na cidade”.


Sua opinião foi também a mesma dos participantes que garantiram que é preciso debater o caráter da cultura. Para os artistas, há na cidade um descomprometimento do governo com a cultura, mesmo quando há espaços e remuneração dos artistas. Eles alegam que em muitos casos recebem salários, tem um espaço disponibilizado, mas não há infraestrutura, nem incentivo, tanto para os profissionais, como para que a população ocupem esses locais.

Gilson argumentou que é necessários mais encontros com as diferentes áreas da cultura para que se possa pensar em propostas conjuntas e lutar para que sejam implantadas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário