terça-feira, 13 de julho de 2010

Contra a mineração da Serrinha, a favor do Meio Ambiente



A ameaça da reativação da mineração da Serrinha, no distrito de Piedade do Paraopeba, município de Brumadinho, pela empresa Ferrous Resources do Brasil, foi discutida no domingo, dia 11, entre moradores das comunidades e o candidato Gilson Reis.

A reivindicação é apenas uma: impedir a instalação da Ferrous na Serrinha. A região é uma rica área ambiental, cercada pela mata atlântica, com uma fauna variada e centenas de nascentes que formam a segunda maior bacia de água doce de Minas Gerais, responsável pelo abastecimento de 60% da região metropolitana de Belo Horizonte.

A mineração irá causar não apenas danos ambientais, como também irá afetar a população da região, com o risco real de extinção de cerca de dez comunidades, entre elas as comunidades quilombolas.

Os moradores destacam a participação do candidato Gilson Reis, um dos pioneiros na mobilização contra a Ferrous. “É briga de Davi contra Golias, mas o movimento cresceu com a participação das comunidades e de lideranças como o Gilson. Sozinho ninguém consegue nada”, disse Gilmar Matosinho Martins, pequeno agricultor da comunidade da região do Colégio.

Na reunião foram feitas algumas deliberações, Gilson Reis ficou responsável pelo contato com as coordenações de todos os candidatos ao governo, para que a causa da Serrinha já entre no programa de governo. “Estamos em processo político e este é o momento para garantir que os nossos futuros políticos sejam comprometidos com os interesses das comunidades, seja daqui da Serrinha ou do movimento dos sem-casa de Belo Horizonte. É necessário pautar as forças políticas com a reivindicações dos movimentos sociais”, afirmou o candidato Gilson Reis.

Um comentário:

  1. Sempre com as causas sociais, né Gilson? É por isso que vai ter meu voto!!!

    ResponderExcluir