sábado, 3 de julho de 2010

Taxa de desemprego tem relativa estabilidade

A Pesquisa de Emprego e Desemprego – PED mostra que, em maio, o contingente de desempregadofoi estimado em 2.904 mil pessoas, 38 mil a menos do que no mês anterior. A taxa de desemprego total praticamente não se alterou (de 13,3%, em abril, para os atuais 13,2%). Segundo suas componentes, a taxa de desemprego aberto passou de 9,5% para 9,4% e a de desemprego oculto (3,8%) não variou. A taxa de participação também permaneceu relativamente estável (de 60,8% para 60,6%), no período em análise.

Em maio, o nível de ocupação pouco variou (-0,2%). A eliminação de 32 mil ocupações, simultaneamente à redução da População Economicamente Ativa – PEA em 70 mil pessoas, resultou na saída de 38 mil pessoas da situação de desemprego. O total de ocupados nas sete regiões investigadas foi estimado em 19.068 mil pessoas e a PEA, em 21.972 mil.

A relativa estabilidade da taxa de desemprego total no conjunto das regiões metropolitanas refletiu comportamentos diferenciados: redução em Salvador, Recife e Belo Horizonte e estabilidade nas demais regiões.





Fonte: DIEESE

Nenhum comentário:

Postar um comentário