terça-feira, 27 de julho de 2010

Deficiências do Brasil

A BBC divulgou hoje um estudo sobre as Deficiências do Brasil e apontou que os problemas de infraestrutura e educação irão travar o crescimento do nosso país.

A Economist Intelligence Unit (EIU) identificou que na educação a falta de mão-de-obra qualificada prejudica o desenvolvimento das empresas em território brasileiro e que a infraestrutura gera ambientes pobres para negócios.

É claro que ninguém citou o sucateamento das escolas, a desvalorização dos professores e a própria mercantilizarão da educação. Não é preciso se aprofundar em pesquisas para apontar os grandes obstáculos que precisamos transpor rumo ao desenvolvimento real. Não há desenvolvimento sem educação, sem uma participação coletiva que englobe todos os protagonistas sociais em torno de um projeto político social único.

Na infraestrutura ainda possuímos cidades em Minas que sequer estação de tratamento de esgoto possui. Cidades com índices de desenvolvimento pífios e muita gente sem direito ao básico. É preciso avançar e enfrentar os desafios na cerne dos problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário