domingo, 1 de julho de 2012

Festa Junina do Sinpro divertiu participantes com “casamento moderno”

Gilson Reis participou nesse fim de semana da Festa Junina do Sinpro Minas, uma festa típica dos meses de junho e que já está no calendário do Sindicato para interação e diversão dos funcionários e familiares.

As festas juninas, celebradas em todo o país é uma homenagem a São João, o santo que batizou Jesus Cristo. A tradição, ao contrário do que se imagina, não vem do Nordeste, mas dos países católicos da Europa, onde a festa era chamada de Joanina em referência ao santo. Com a colonização portuguesa, o costume de celebrar o São João no mês de junho atravessou o Atlântico e se incorporou à cultura brasileira, agregando várias influências de todo o mundo. As primeiras festas em homenagem a São João em solo brasileiro foram celebradas pelos padres jesuítas e datam do século 17. 

A festividade do Sinpro teve direito a quadrilha, comidas típicas e até o casamento da roça. Porém, o tradicional casamento, mesmo com a animação, do padre, pai da noiva e marido “sem vergonha” teve um apelo maior: a emancipação da mulher e a união homo-afetiva. Durante a brincadeira do casamento, foi debatidos temas como o trabalho, igualdade de gêneros, a divisão de tarefas entre marido e mulher, os novos direitos e até a Lei Maria da Penha, que vem para proteger as mulheres vítimas de violência doméstica.

Para o presidente licenciado do sindicato Gilson Reis, a importância de debater temas atuais, mesmo em meio a diversão, faz se necessária, na medida em que o mundo tem mudado e com ele, vem nascendo uma nova sociedade.

Sheila Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário