quinta-feira, 5 de julho de 2012

Agricultura familiar é mostrada em feira de BH


Gilson Reis participou na manhã dessa quinta-feira (05/07) da abertura da 7ª Feira de Agricultura Familiar de Minas Gerais, realizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Minas Gerais (Fetaemg), que tem o apoio da CTB. A Feira está sendo realizada na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte.  A solenidade de abertura contou com a presença de várias autoridades dos Governos Federal  e de Minas e da iniciativa privada. O auditório ficou lotado com a presença de agricultores da produção familiar, de pessoas que visitavam a feira e de profissionais com atuação no setor agropecuário.

O presidente  da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), Vilson Luiz da Silva, enfatizou no seu discurso que a Agriminas “é uma ótima oportunidade para mostrar às autoridades como a agricultura familiar está crescendo no estado e como tem contribuído para a abertura de mercado para os pequenos agricultores”.  Relebrando o tempo decorrido da primeira edição,  em 2006, disse emocionado que “foi com muito trabalho e perseverança que chegamos à 7ª edição. A  Agriminas tem o  papel de vitrine da produção familiar, divulgando os produtos para o mercado e para os consumidores, pois não  adianta produzir se não tivermos mercado”, disse.

Dados
Para a Fetaemg, Minas Gerais tem um papel de grande destaque no cenário nacional. Ele representa o segundo Estado com maior concentração de estabelecimentos familiares produtivos, no total de 10%, perdendo apenas para Bahia (15%). Além disso, Minas conta com uma variedade de produtos como milho, doces, cachaças, leite e seus derivados, que já são tradicionais no mercado, e outros que já começam a ganhar representatividade como o arroz, café, mandioca e derivados. A horticultura também começa a mostrar sua força, abastecendo desde pequenos mercados a grandes distribuidores como o Ceasa.
A solenidade homenageou seis empreendimentos de diferentes segmentos produtivos da agricultura familiar, com o objetivo de valorizar os empreendimentos que participam da feira desde a sua primeira edição, em 2006, contribuindo de forma significativa para promover e fortalecer a agricultura familiar no Estado.



Sheila Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário