sábado, 31 de julho de 2010

Luta Urbana Contra os Despejos

Companheiros,

Leiam a carta aberta do movimento Brigadas Populares:

"Nós existimos, somos muitos e lutaremos para continuar existindo. Sabemos que a dignidade tem seu valor. Para os donos do poder, o valor da dignidade tem preço, pode ser convertido em dinheiro, em privilégios, em apoios financeiros para campanhas milionárias, entre outras possibilidades. Para nós, a dignidade é um valor que não tem preço, porque acreditamos ser ela uma necessidade, não um luxo. Nós somos as Comunidades Camilo Torres, Irmã Dorothy e Dandara, somos o povo sem-teto organizado nas Brigadas Populares. Somos aqueles e aquelas que transformamos nossa existência num ato em favor da dignidade. Aqueles que tentam nos massacrar, não querem apenas despejar 1.159 famílias sem-casa, querem despejar a dignidade, querem despejar os que não se curvam à pobreza e à riqueza, querem despejar um “inimigo interno”, uma voz que destoa. Eles desejam o fim das Comunidades Camilo Torres, Irmã Dorothy e Dandara, assim como o Estado Brasileiro fez com o Quilombo dos Palmares (onde Dandara, companheira de Zumbi, viveu e lutou), assim como foi feito em Canudos, em Sonho Real e em vários outros lugares e momentos da história deste país. Lutamos por nossas necessidades: moradia, dignidade, liberdade. Porém, a Prefeitura de Belo Horizonte e o Governo de Minas, querem acabar com as necessidades populares eliminando os necessitados e necessitadas.

Ocupamos terrenos abandonados, alguns deles com mais de 30 anos sem destinação alguma, objetos da especulação imobiliária: cheio de impostos não pagos, cheio de nada. Há anos estamos preenchendo estes terrenos com alguma coisa que vale a pena lutar, estamos construindo nossas casas com o produto do nosso trabalho, a única coisa que temos além de nossa vida e de nossos sonhos, e só com o nosso esforço da nossa luta alcançaremos. Ao construir nossas casas estamos construindo muitas outras coisas, estamos construindo uma comunidade, estamos construindo nossa dignidade".

Carta na integra:

http://brigadaspopulares.wikispaces.com/file/view/Carta+Aberta.pdf/154484075/Carta%20Aberta.pdf

sexta-feira, 30 de julho de 2010

quinta-feira, 29 de julho de 2010


Sexta, 30, estarei com o pé na estrada novamente. Passarei em Nepomuceno e a noite lançamento da candidatura em Lavras. No sábado pela manhã Plenária da UJS de Santa Luzia à tarde de volta a BH, Plenária de lançamento da candidatura na Pampulha, 16h. Domingo pela manhã Plenária Nordeste, 9h, reunião com apoiadores e a tarde inauguração do Comitê na Rua Passos, 16h. Preciso do apoio dos companheiros!

DEMOCRACIA É UMA PRÁTICA


Li notas em muitos jornais publicados hoje, 29/07, sobre a mudança do perfil do eleitor brasileiro. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) o fato de mais de 20 milhões terem saído da extrema pobreza aliado ao aumento de renda média do trabalhador brasileiro, provocaram mudanças no comportamento desses eleitores que passaram a se preocupar com medidas a longo prazo para garantir e preservar o seu patrimônio. Moradia e educação são os principais objetivos da classe C, que segundo Marcelo Nery, economista e pesquisador do Centro de Estudos Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV), já representam 50% da população brasileira. Uma parcela importante que está adquirindo censo crítico a cada eleição. Estou confiante que estamos caminhando para uma melhor conscientização dos eleitores, para barrar oportunistas e políticos ruins. Gente que trata o povo como gado arrebanhando-os para qualquer direção. A Democracia é uma prática e precisamos praticar e praticar todos os dias. O resultado será um país mais digno, um estado mais digno.

Gilson Reis

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Como colocar nosso jingle no perfil do orkut


Para ajudar na divulgação de nosso jingle de campanha, sugirimos aos apoiadores a colocarem no perfil do orkut de cada um nossa musica tocando, assim todos aqueles que entrarem nos orkuts de nossos apoiadores ouvirão nossa mensagem. Para isso basta seguir as instruções:

1- Copie o link abaixo:
http://dc226.4shared.com/img/342033889/14be352c/dlink__2Fdownload_2FnOZJjXsn_3Ftsid_3D20100716-095545-1a7cf31d/preview.mp3

2 - Siga as instruções da página abaixo a partir do 6º passo (só para não esquecer: 6º passo). Lá você terá que colar o link que copiou acima para criar o player.

Monte seu Player

Se você estiver com dúvidas entre no meu orkut e veja como vai ficar! aproveite para deixar um recado em nossa página.

Rumo à vitória! Abraço a todos e todas!

Estudo ou Trabalho?


De acordo a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) o analfabetismo atinge 40% dos trabalhadores rurais do país entre a faixa de idade de 16 a 32 anos.

Pesquisas da Universidade de Brasília apontam que os trabalhadores rurais atualmente dão mais importância ao estudo porém ao chegar à 5ª série não encontram escolas na cidade em que vivem e o difícil acesso a instituições em outros municípios gera muita desistência entre os jovens.

Esse é mais um retrato da exploração de trabalhadores Jovens que vivem no campo e ingressam ainda crianças no mercado de trabalho. Sem ajuda do estado, sem educação são tratados como moeda sem valor na exploração de mão-de-obra barata. Afinal que importância há em um empregado que educado, reconheçam seus direitos políticos e sociais sem entregar seu voto a corruptos? Precisamos mudar esse cenário de miséria e dar mais “ferramentas” e condições para os trabalhadores conduzirem seu próprio destino.

Gilson

terça-feira, 27 de julho de 2010

Deficiências do Brasil

A BBC divulgou hoje um estudo sobre as Deficiências do Brasil e apontou que os problemas de infraestrutura e educação irão travar o crescimento do nosso país.

A Economist Intelligence Unit (EIU) identificou que na educação a falta de mão-de-obra qualificada prejudica o desenvolvimento das empresas em território brasileiro e que a infraestrutura gera ambientes pobres para negócios.

É claro que ninguém citou o sucateamento das escolas, a desvalorização dos professores e a própria mercantilizarão da educação. Não é preciso se aprofundar em pesquisas para apontar os grandes obstáculos que precisamos transpor rumo ao desenvolvimento real. Não há desenvolvimento sem educação, sem uma participação coletiva que englobe todos os protagonistas sociais em torno de um projeto político social único.

Na infraestrutura ainda possuímos cidades em Minas que sequer estação de tratamento de esgoto possui. Cidades com índices de desenvolvimento pífios e muita gente sem direito ao básico. É preciso avançar e enfrentar os desafios na cerne dos problemas.

NOITE DE ADESÃO


“Esta democracia está em perigo”. Foi com estas palavras que Gilson Reis iniciou o discurso aos presentes durante o jantar de Adesão da Campanha no Restaurante Ambrósio em Belo Horizonte, nesta segunda feira, 26 de julho. Depois de percorrer mais de 3 mil quilômetros pelo norte de Minas, no final de semana, o candidato enfatizou a importância do apoio dos companheiros para resgatar de práticas políticas nefastas à democracia consquistada em anos de luta.

Gilson relatou que em muitos lugares o mercado informal de venda de votos viceja e a democracia definha sob o olhar de políticos inescrupulosos. “Estou muito preocupado com o que estou vendo nos últimos dias. Mas a nossa campanha é uma campanha completamente diferente das que nos vemos por ai. Com mais de 600 pessoas envolvidas, companheiros que não estão a venda e não estão sendo compradas pois sabem muito bem de que lado estão e qual é o projeto que defendem “.

O candidato enfatizou que a sociedade brasileira clama por reformas estruturais como a reforma agrária, reforma urbana e destacou que a mais necessária atualmente é a política. “Nos não podemos permitir que a estrutura democrática brasileira construída com muito suor com muito sacrifício, seja tratada como vem sendo tratada nesta eleição” declarou.

No clima de confraternização do evento Gilson Reis agradeceu a presença de todos que contribuem para a campanha doando mais do que o tempo, doando atenções e recursos para projetos que visam melhorar as condições de vidas dos milhões de trabalhadores brasileiros. Disse ainda que, como Deputado Estadual, continuará a combater o descaso contra os trabalhadores no estado.
“ Nos teremos um deputado estadual aqui em Minas Gerais do PCdoB para construir na Assembleia Legislativa, um palanque, um parlamento uma palavra viva da luta dos trabalhadores... e construir um projeto diferente deste que está sendo construídos nos últimos anos aqui em Minas Gerai” disse o candidato. Gilson também destacou a importância da continuação do progama do Governo Lula através de Dilma que será a primeira presidenta do Brasil. “Espero que possamos eleger neste país pela primeira vez uma presidenta para continuar os projetos iniciado em 2002 pelo presidente, companheiro Luiz Inácio Lula da Silva” finalizou sob aplausos.

Agencia Movimento Comunicação Integrada

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Edição do debate de 1989 na REDE GLOBO

Não dá para esquecer

JANTAR COM APOIADORES

Nossa Campanha


O final de semana foi intenso. No sábado o lançamento da candidatura na Boate F16, em Várzea da Palma lotou o espaço. Muito obrigado amigos! Quero também agradecer a todos os professores, lideranças sindicais, militantes do PCdoB e apoiadores em geral que compareceram ao lançamento da nossa campanha em Montes Claros, ontem, domingo. Durante os testemunhos, as palavras daqueles que lutam conosco na região em busca de direitos negados, me emocionaram e diante de uma platéia politicamente ativa, reafirmei que em nosso mandato os estudantes e os professores terão mais uma ferramenta de luta.

É revigorante a perspectiva de construir um governo em que os trabalhadores sejam realmente ouvidos e mais do que isso, atendidos e amparados. O mundo é dos trabalhadores, uma máxima que sempre repetimos. Durante o evento contamos com apoio de funcionários da COTEMINAS e lideranças das cidade de Berizal e Brasilândia. Quero mandar um abraços aos companheiros que me acompanharam no final de semana e convidar-los também para o jantar de apoiadores, hoje, em Belo Horizonte.

Gilson Reis

Habitação

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Fora da Miséria


Ontem, 22, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgou um dado importante. Se não fossem os programas de transferência de renda teríamos mais de 40 milhões de brasileiros vivendo em condições de miséria total. Para os críticos que torcem o nariz quando ouve algo sobre os programas sociais, que resgatam a dignidade alheia, os fatos argumentam a favor dos necessitados. No nordeste existem estados cujas famílias beneficiadas pelos programas correspondem a mais de 30% do total. Minas Gerais atualmente recebeu cerca de 10% do montante dos recursos destinado a transferências de renda e mesmo assim ainda temos cidades no Vale do Jequitinhonha que apresentam IDH abaixo da Bolívia. 21 milhões saíram da miséria nos últimos anos, sobretudo graças á políticas do Governo Lula, mas não é hora de comemorar. Ainda precisamos avançar e muito.

REFORMA URBANA

A especulação imobiliaria em Belo Horizonte tem prejudicado a população de baixa renda renda.
A cidade não registra um contrato sequer para venda de imóveis que contemple a faixa de renda de zero a três salários mínimos. A alegação da construtoras é a falta de terrenos e o valor limite do financiamento que atualmente é R$ 46 mil em Minas Gerais.

Uma das prioridades em nosso mandato será a Reforma Urbana que representa uma das principais bandeiras da sociedade brasileira contemporânea. Na luta pelo reconhecimento da necessidade da função social da propriedade privada, como contrapartida à sua proteção pelo Estado. A luta pela terra, no campo e na cidade, é uma das mais antigas em nosso país. Sua origem coincide, provavelmente, com o período “descobrimento” em que houve apropriação das terras indígenas por europeus, a escravização dos povos nativos, o assassinato, a violação de suas mulheres e a quase extinção de sua etnia, no primeiro genocídio de nossa história. Hoje essa luta se traduz em diversos níveis. No nível do estado, cabe à Assembléia legislar sobre as regras para ocupação e utilização do espaço urbano. É preciso que esta ocupação se dê também respeitando o ponto de vista dos interesses dos trabalhadores e dos excluídos, e não apenas dos grupos econômicos.

quinta-feira, 22 de julho de 2010



Caros amigos mais um final de semana decisivo para nossa campanha quando caminhar é seguir adiante. A participação dos companheiros e companheiras é importante. Tenho uma agenda extensa cujo objetivo é encontrar vários apoiadores que procuram alternativas contra as políticas neoliberais. Para quem deseja me acompanhar; no sábado estarei com apoiadores em Unaí, às 9h, em seguida me reunirei com lideranças em Paracatu (15h) e termino o dia em Várzea da Palma (19h). No domingo, meio-dia, estarei em Montes Claros, para o lançamento da nossa candidatura. Espero vocês!.
Gilson Reis

DILMA NA FRENTE

Pesquisa divulgada pela Datafolha esta semana, confirma a liderança de Dilma Rousseff no estado do Ceará. Dilma mantém 41% das intenções de voto contra 28% do candidato tucano. No cenário nacional Dilma está com pelo menos, 6 pontos à frente de José Serra.

A eleição pode ser definida inda no primeiro turno, segundo Marcos Coimbra, sociólogo e presidente do Instituto Vox Populi, em análise publicada no final de junho no Blog do Noblat -"Com a perspectiva de encerramento da fase de pré-campanha com Dilma em clara dianteira, a eleição pode se encaminhar para uma definição antecipada: talvez comecemos a etapa final, da propaganda na televisão e no rádio, com a eleição resolvida na cabeça da maioria dos eleitores. Para que isso se confirme, falta pouco", escreveu Coimbra.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Ajude nossa campanha


Quer ajudar na campanha? Pegue autorizações para propaganda em casas, muros, veículos e faixas.



Muro


Veículo


Faixa

MANIFESTO DOS PROFESSORES

Uma nova atitude educativa é eleger Gilson Reis Deputado Estadual 65653

Nós professores somos uma categoria que formamos opinião com a responsabilidade de educar gerações e construir uma sociedade desenvolvida, fundamentada nos direitos humanos, na liberdade e democracia.

Compartilhamos, como brasileiros, o momento histórico de início de um novo ciclo de desenvolvimento que elevará nosso país à condição de uma das nações mais ricas do planeta. Queremos que seja, também, a mais desenvolvida e socialmente justa. Para tanto, precisamos superar as mazelas que ainda comprometem a nossa ação educativa, como a falta de uma reforma profunda da educação, de investimentos compatíveis, de valorização dos educadores, de segurança nas escolas, de adequação dos currículos, entre tantas outras. Precisamos criar as condições para uma educação de qualidade social.

Como educadores, temos consciência do papel político que desempenhamos e da necessidade de nos fazer representar nas instâncias de deliberação dos projetos e programas que determinam a forma e conteúdo do pensar e fazer na educação. Exigimos protagonismo político para ter mais autonomia profissional e pessoal.

Por isso que apoiamos e indicamos aos nossos colegas, familiares e amigos, o professor Gilson Reis, como nosso representante na Assembléia Legislativa.

Gilson Reis, presidente do Sindicato dos Professores de Minas Gerais, professor de Biologia, estudioso da economia, da ecologia e da política de um modo geral, é dedicado às lutas de nossa categoria e dos trabalhadores. Gilson Reis é preparado para ser o nosso representante na Assembleia Legislativa.

A eleição de Gilson Reis significa sermos representados e participantes de uma instância importante de elaboração e deliberação da educação que precisamos e queremos para a construção do Brasil desenvolvido, justo e de uma Minas Gerais progressista e libertadora, como é da sua vocação.

Apoiador compõe musica para Gilson

O apoiador Fernando Santos, músico integrante da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e de grupos como: Rufo Herrera e Quinteto Tempos, compôs uma linda canção para nossa candidatura. Confira:




Obrigado Fernando!!

O "X" DA QUESTÃO


Escola pública de qualidade em Minas é um sonho segundo resultados do Enem de 2009. Entre as 10 melhores escolas avaliadas pelo Exame nacional apenas uma instituição privada da capital mineira é listada entre as melhores do país. A única exceção pública da lista é o colégio federal Coluni, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Os dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009, divulgados esta semana, só enfatizam a realidade do ensino em Minas. É preciso pagar caro por uma boa educação ou enfrentar uma maratona de provas seletivas das escolas federais. As Instituições particulares, que concentram 20% das matriculas no Brasil apresentam três vezes mais gastos por aluno do ensino médio do que as instituições públicas. Educação não é mercadoria, é um direito previsto pela Constituição . Educação, de qualidade e para todos. Trabalho por essa realidade.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Vale do Jequitinhonha

Reforma agrária

Um mandato para lutar por Políticas Públicas Sociais




Quero um mandato que lute pela manutenção e aprofundamento das políticas públicas sociais em nosso estado, bem como participar desta luta nos outros níveis da federação.

Um mandato que reafirme as políticas sociais de proteção, promoção, apoio e inclusão da criança, do adolescente, do deficiente físico e dos idosos. Comprometido com a organização e a mobilização da juventude em defesa de políticas e programas de governo que assegurem o direito à educação, cultura, lazer, esporte e trabalho.

O mandato deve priorizar, nesse sentido, o apoio e o fomento das iniciativas de formas de geração de emprego e renda, especialmente as formas de economia solidária, o cooperativismo, as experiências de autogestão.

É também questão fundamental em nossa sociedade estar ao lado dos que lutam contra toda forma de discriminação quanto à orientação sexual, credo e cor. Uma luta que deve ser prioridade dos que defendem uma sociedade livre, pluralista e democrática. É preciso combater sem trégua todas as formas de violência praticada contra mulheres, negros e pessoas de baixa renda em nossa sociedade e defender intransigentemente os direitos fundamentais da pessoa humana.

O mandato também deve estar atento e comprometido com a democratização dos meios de comunicação, com a defesa das rádios e TVs comunitárias e com a universalização do acesso à informação digital.

Gilson Reis

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Como colocar nosso jingle no perfil do orkut


Para ajudar na divulgação de nosso jingle de campanha, sugirimos aos apoiadores a colocarem no perfil do orkut de cada um nossa musica tocando, assim todos aqueles que entrarem nos orkuts de nossos apoiadores ouvirão nossa mensagem. Para isso basta seguir as instruções:

1- Copie o link abaixo:
http://dc226.4shared.com/img/342033889/14be352c/dlink__2Fdownload_2FnOZJjXsn_3Ftsid_3D20100716-095545-1a7cf31d/preview.mp3

2 - Siga as instruções da página abaixo a partir do 6º passo. Lá você terá que colar o link que copiou acima para criar o player.

Monte seu Player

Se você estiver com dúvidas entre no meu orkut e veja como vai ficar! aproveite para deixar um recado em nossa página.

Rumo à vitória! Abraço a todos e todas!

Sugestão de jingle

Amigos,
um apoiador de nossa candidatura nos enviou essa sugestão de jingle para campanha. Coloco aqui para apreciação de todos, não deixem de fazer seus comentários.



GILSON REIS
- DEPUTADO ESTADUAL -


65.653
DEPUTADO ESTADUAL
EU ESCOLHO GILSON REIS
ESSA É A HORA, É A NOSSA VEZ
GILSON REIS É 65.653

CORAGEM E ATITUDE
PRA MINAS AVANÇAR
COM GILSON REIS
VAMOS TODOS MELHORAR

QUEREMOS DIGNIDADE
EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
COM GILSON REIS
O POVO VAI PARTICIPAR

- REFRÃO –

É BOA GENTE
HONESTO E COMPETENTE
GILSON VAI LUTAR POR NÓS
SER A NOSSA VOZ

POR UMA MINAS
MAIS JUSTA E SOLIDÁRIA
PELO NOSSO PROFESSOR
POR TODO TRABALHADOR

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Gilson convoca trabalhadores de Telecom



Em palestra aos diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicação / Telemarketing – Sinttel, nessa quarta-feira (14), no centro da capital, o presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) em Minas, Gilson Reis, falou sobre os desafios da classe trabalhadora com as eleições de 2010. Candidato a uma vaga na assembleia legislativa do Estado, Gilson ressaltou a responsabilidade das lideranças sindicais para a continuidade de um projeto nacional baseado no desenvolvimento social.

“Dois projetos antagônicos. Um voltado para os interesses dos trabalhadores e outro apenas para o capital”, definiu Gilson Reis, comparando as plataformas de governo de Dilma Russef e José Serra. Para o candidato, a luta da classe trabalhadora deve ultrapassar as barreiras das Campanhas Salariais e nesta eleição estar concentrada na eleição de representantes comprometidos com o social. “O dirigente sindical que não estiver nesta batalha pode pegar o seu chapéu e ir para casa. Apenas a negociação de Acordos e Convenções Coletivas não resolverá os problemas da categoria”, afirma.

Ao final da palestra, o candidato colocou o seu mandato a disposição dos telefônicos e operadores de telemarketing, em caso de vitória na eleição.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Conheça um pouco sobre nossas propostas

Um novo Brasil:



Educação de Qualidade:




Confira a série completa em nosso canal no You Tube

A proposta de um Mandato Democrático Popular


Nos últimos anos observamos em Minas Gerais um retrocesso na participação popular nas decisões do Executivo, por isso, é preciso que, no legislativo, sejam criados mecanismos para garantir o exercício da democracia direta, por parte dos cidadãos.

Assim, o mandato de Gilson Reis irá lutar para que a Lei que cria a Comissão Permanente de Participação Popular no Legislativo seja de fato implementada. É tarefa permanente do mandato democrático popular trabalhar para a criação e o aperfeiçoamento de mecanismos de participação direta nas ações e decisões da Assembléia Legislativa.

, entretanto, um outro aspecto a ser observado: a participação no mandato do deputado por parte de seus apoiadores, do movimento social e da comunidade em geral. Nesse sentido, a proposta é criar mecanismos de participação efetiva, preferencialmente funcionando por região do estado, e uma dinâmica de discussão e deliberação nestes fóruns que oriente a política do mandato.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Contra a mineração da Serrinha, a favor do Meio Ambiente



A ameaça da reativação da mineração da Serrinha, no distrito de Piedade do Paraopeba, município de Brumadinho, pela empresa Ferrous Resources do Brasil, foi discutida no domingo, dia 11, entre moradores das comunidades e o candidato Gilson Reis.

A reivindicação é apenas uma: impedir a instalação da Ferrous na Serrinha. A região é uma rica área ambiental, cercada pela mata atlântica, com uma fauna variada e centenas de nascentes que formam a segunda maior bacia de água doce de Minas Gerais, responsável pelo abastecimento de 60% da região metropolitana de Belo Horizonte.

A mineração irá causar não apenas danos ambientais, como também irá afetar a população da região, com o risco real de extinção de cerca de dez comunidades, entre elas as comunidades quilombolas.

Os moradores destacam a participação do candidato Gilson Reis, um dos pioneiros na mobilização contra a Ferrous. “É briga de Davi contra Golias, mas o movimento cresceu com a participação das comunidades e de lideranças como o Gilson. Sozinho ninguém consegue nada”, disse Gilmar Matosinho Martins, pequeno agricultor da comunidade da região do Colégio.

Na reunião foram feitas algumas deliberações, Gilson Reis ficou responsável pelo contato com as coordenações de todos os candidatos ao governo, para que a causa da Serrinha já entre no programa de governo. “Estamos em processo político e este é o momento para garantir que os nossos futuros políticos sejam comprometidos com os interesses das comunidades, seja daqui da Serrinha ou do movimento dos sem-casa de Belo Horizonte. É necessário pautar as forças políticas com a reivindicações dos movimentos sociais”, afirmou o candidato Gilson Reis.

domingo, 11 de julho de 2010

Encontro com o Movimento Negro




Gilson Reis esteve em Cataguases, zona da mata mineira, neste sábado (10), para receber o apoio de entidades do movimento negro do estado. A iniciativa foi do FOMENE, Fórum Mineiro de entidades negras, que reúne mais de 20 organizações.Na ocasião, foi firmado o compromisso do candidato do PCdoB em lutar pela igualdade racial.
As entidades buscam concretizar ações e querem políticas públicas que promovam a igualdade racial.
Em seu pronunciamento, Gilson Reis lembrou que tem em sua trajetória de vida o comprometimento com os movimentos sociais, inclusive com o movimento negro e apontou questões primordiais que precisam ser consideradas e discutidas, como a educação quilombola e a necessidade de um olhar especial para a saúde dos negros.
" Neste momento político se faz necessário a inclusão de propostas nos programas de governo que estão sendo elaborados. O governo de Minas Gerais deve possuir uma secretaria de estado pela igualdade racial. O estado tem que assumir responsabilidades", afirmou o candidato Gilson Reis.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

A Luta dos Movimentos Sociais

Quando se arregaça as mangas e sai para a luta é porque acredita-se na causa. Sempre acreditei por aquilo que lutei: pelo movimento estudantil, pela classe trabalhadora, pelos professores. Mais. Sempre me associei aos movimentos sociais, batalhando por melhores condições de vida para todos.
Hoje, sou candidato a deputado estadual, candidatura que nasce justamente desta história no movimento social e ganha novos rumos, com a proposta de um mandato popular e democrático, comprometido com os setores sociais.
Mandato que irá cumprir o seu papel de interlocutor do movimento social junto ao governo, irá dar voz a movimentos ainda sem representatividade na Assembléia Legislativa, contribuindo para a construção de uma nova Minas Gerais e para um projeto de um Brasil que tem as pessoas como o centro das ações, voltado para a vida com dignidade.

Gilson Reis

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Agora é pra valer: começa a campanha




Um provérbio chinês diz que uma caminhada de mil léguas começa com o primeiro passo. Óbvio? Nem tanto. Para começar é preciso atitude, coragem, força.

Inicio agora um novo caminho com a minha candidatura para deputado estadual, criando a proposta de um mandato popular e democrático que irá representar os movimentos sociais pelos quais sempre lutei.

Com a nossa candidatura, tenho a certeza de que a sociedade terá novas alternativas de políticas públicas para a construção de um estado vigoroso, justo e solidário, que tem como centro as pessoas e a vida com dignidade.

Neste primeiro passo dado tenho a convicção de que não estou sozinho, muito estão unidos para a minha eleição. Vamos juntos, com coragem e atitude, avançar. Sempre.

Gilson Reis

Índice de Medo do Desemprego – Governo FHC teve taxa apavorante


O Índice de Medo do Desemprego, criado pela Confederação Nacional da Industria, mede as expectativas dos trabalhadores em relação a seu futuro profissional .Na sondagem de junho, 53% responderam que não temem perder a vaga. Outros 30% disseram ter pouco medo; apenas 16% manifestaram muito temor.

O dado relevante, diz a CNI, foi a permanência, acima dos 50%, do grupo de pessoas que afirmaram não ver risco de demissão. A primeira vez que esse grupo superou os 50% foi em março. Em junho, o percentual se manteve, atestando o otimismo dos trabalhadores.

O pior nível da série histórica iniciada em 1996 ocorreu em 1999. No governo Fernando Henrique Cardoso, do qual Serra foi ministro do Planejamento e da Saúde, o medo do desemprego atingiu uma taxa apavorante:119 pontos.


Fonte: Carta Maior

terça-feira, 6 de julho de 2010

A nossa caminhada nesta eleição se faz com a força que recebemos dos companheiros. Publico aqui a contribuição enviada pela amiga Ivone Mendes, militante do PcdoB. Vamos juntos, construir uma nova Minas Gerais!

Dezesseis

Demorei muito pra poder votar
Agora eu tenho dezesseis!
Eu vou votar pela primeira vez!
Vou votar no Gilson Reis!

Agora eu quero ir fundo lá na eleição
Pra fazer revolução!
Votem comigo, amigos, conto com vocês
Em prol da educação...

(é Gilson Reeeeis!!!)

Tava cansado de tanto esperar
Mas já tenho dezesseis...
Quem vai votar pela primeira vez,
Vai votar no Gilson Reis!

(Gilson Reeeeeis!!!)

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Baixa remuneração ameaça profissão de professor


A baixa remuneração está colocando em risco a profissão de professor. Com a desvalorização no mercado, a carreira toma o rumo da extinção. Pesquisa realizada pela Fundação Carlos Chagas apontou que apenas 2% dos quase 2 mil estudantes do 3º ano do Ensino Médio entrevistados têm como primeira opção no vestibular graduações diretamente relacionadas à atuação em sala de aula.

A pesquisa foi realizada em 18 escolas públicas e particulares de oito cidades do Brasil. Outros 9% mencionam a intenção de cursar disciplinas da Educação Básica, como Letras, História e Matemática – o que não garante, entretanto, que eles venham a se interessar pela carreira.

No ano passado, o Censo da Educação Superior descobriu que cursos ligados à formação de professores têm relação candidato/vaga alarmante: enquanto Medicina aponta uma média de 21,8 candidatos competindo por um vaga, os cursos de formação de professores não ultrapassam 1,4.

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) assistiu de perto, nos últimos quatro anos, o desinteresse dos candidatos pela sala de aula. É como se os professores estivessem fugindo da escola. Para se ter uma ideia, em 2006, o curso de Letras caiu de 1.097 inscritos para 630; Ciências Biológicas, de 1.070 para 489; Geografia tinha 463 inscritos, quatro anos mais tarde recebeu apenas 210 inscrições. O curso de História caiu de 568 para 252 candidatos, e com Matemática não foi diferente: de 337 passou para 149 candidatos.

Os últimos números da Secretaria de Estado da Educação (SEE) mostram que Minas Gerais conta com quase 183 mil professores de educação básica atuando em 4 mil escolas estaduais. Anualmente, são gastos R$ 4,4 bilhões com educação. Mas, para quem escolheu ser professor, é preciso mais do que equações para se ter uma educação de qualidade e ver o retorno de profissionais para as salas de aula.


Fonte: Jornal Hoje em Dia

sábado, 3 de julho de 2010

Luis Nassif: O Datafolha e os trackings nas campanhas


Tracking é um monitoramento diário feito para sondar movimentos voláteis de opinião pública. No caso das campanhas, são pesquisas telefônicas, que não tem nem o mesmo rigor nem a mesma abrangência das pesquisas de campo. Mas servem para antecipar tendências.

A pesquisa do Datafolha foi precedida de notas informando que os trackings do PSDB haviam apontado reversão súbita na tendência de queda de Serra.

A campanha da Dilma também tem os seus trackings. O de ontem mostrava a distância abrindo para 10 pontos em favor de Dilma - o oposto do PSDB. Instituto Sensus e Vox Populi são taxativos em apontar tendência irreversível de abertura da distância entre Dilma e Serra - inclusive em pesquisas qualitativas. No dia a dia é possível perceber a corrosão da candidatura Serra até nas conversas com setores historicamente anti-dilmistas - como o mercado financeiro.

O Datafolha fez a segunda maior aposta de sua existência. A primeira foi na pesquisa extemporânea, dias antes da convenção do PSDB, na qual subitamente Serra voltou a abrir vantagem - puxado por inexplicáveis 10 pontos de aumento na sua votação no sul. O diretor do Datafolha, Mauro Paulino, atribuiu a melhora ao fim das chuvas em São Paulo.

A segunda, agora. O motivo apontado foi o rabo das campanhas gratuitas de partidos aliados. O grosso foi captado pela pesquisa anterior, do Vox Populi, e não afetou em nada a intenção de voto em Serra. O rabo da campanha afetou a pesquisa Datafolha.

As duas pesquisas do Dataholha tinham em comum, coincidentemente, o período angustiante, da candidatura Serra precisar gerar fatos positivos.

É possível que o Datafolha tenha detectado uma inesperada reversão nos rumos das eleições. Se as próximas pesquisas, de Institutos sérios, não confirmarem essa tendência, o Datafolha terá perdido irreversivelmente a maior aposta feita em seus quase vinte anos de existência: sua credibilidade.

Fonte: Luis Nassif Online

Taxa de desemprego tem relativa estabilidade

A Pesquisa de Emprego e Desemprego – PED mostra que, em maio, o contingente de desempregadofoi estimado em 2.904 mil pessoas, 38 mil a menos do que no mês anterior. A taxa de desemprego total praticamente não se alterou (de 13,3%, em abril, para os atuais 13,2%). Segundo suas componentes, a taxa de desemprego aberto passou de 9,5% para 9,4% e a de desemprego oculto (3,8%) não variou. A taxa de participação também permaneceu relativamente estável (de 60,8% para 60,6%), no período em análise.

Em maio, o nível de ocupação pouco variou (-0,2%). A eliminação de 32 mil ocupações, simultaneamente à redução da População Economicamente Ativa – PEA em 70 mil pessoas, resultou na saída de 38 mil pessoas da situação de desemprego. O total de ocupados nas sete regiões investigadas foi estimado em 19.068 mil pessoas e a PEA, em 21.972 mil.

A relativa estabilidade da taxa de desemprego total no conjunto das regiões metropolitanas refletiu comportamentos diferenciados: redução em Salvador, Recife e Belo Horizonte e estabilidade nas demais regiões.





Fonte: DIEESE

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Arquivo fotográfico: 6ª Marcha da Classe Trabalhadora


Em uma manhã de quarta-feira, dia 11 de novembro de 2009, a 6ª Marcha da Classe Trabalhadora chamou atenção de quem passava pelo centro de Brasília. Organizado pelas centrais sindicais - CUT, Força Sindical, NCTS, CTB, UGT e CGTB - o evento reuniu mais de 30 mil trabalhadores e trabalhadoras de todo Brasil.


Contribuição de Ailma Maria de Oliveira – presidente do Conselho de Educação do Estado de Goiás.

Partido Comunista chinês completa 90 anos hoje

O Partido Comunista da China (PCCh) completa hoje, dia 1 de julho, 90 anos de fundação. O Diário do Povo, jornal oficial do PCCh, defendeu que o partido deve manter-se sempre dinâmico e à frente de seu tempo, a fim de colecionar mais façanhas históricas para a nação chinesa.

"A maior tarefa do partido é acelerar a transformação do modelo de crescimento econômico, salvaguardar a estabilidade social, melhorar as condições de vida do povo e solucionar questões mais intimamente ligadas a seus cidadãos", afirma o editorial do jornal.