quarta-feira, 30 de junho de 2010

Vox Populi confirma virada de Dilma (PT) sobre Serra (PSDB): 40% a 35%

A pesquisa divulgada, nesta terça-feira (29), mostra ainda resultados obtidos na modalidade espontânea, em que o eleitor diz qual é seu candidato sem ver nenhuma lista de nomes: Dilma tem 26% e Serra, 20%. A presidenciável Marina Silva, do PV, aparece em terceiro, com 8%

Pesquisa Vox Populi sobre a eleição presidencial indica que Dilma Rousseff (PT) tem 40% das intenções de voto. O oposicionista José Serra (PSDB) tem 35%, enquanto Marina Silva (PV) aparece com 8%.

É a primeira vez que Dilma passa à frente de Serra numa pesquisa Vox Populi.
A sondagem foi feita com 3 mil eleitores, de 24 a 26 de junho, e tem margem de erro de 1,8 ponto percentual.

Na pesquisa anterior, feita de 8 a 13 de maio, havia empate técnico entre os candidatos, por conta da margem de erro - que era de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em maio, no cenário em que apenas os candidatos Dilma, Serra e Marina foram apresentados aos entrevistados, a petista teve 37% (podendo variar de 34,8% a 39,2%, por conta da margem de erro).

O tucano teve 34% (variando de 31,8% a 36,2%). Na semana passada, dia 23, o Ibope também divulgou sua primeira pesquisa em que Dilma liderava sobre Serra. Por coincidência, o resultado também foi 40% contra 35%.

Os resultados acima são da pesquisa estimulada (em que o entrevistador apresenta uma lista com nomes dos candidatos para o entrevistado).

A pesquisa Vox Populi divulgada, nesta terça-feira (29), mostra ainda resultados obtidos na modalidade espontânea (em que o eleitor diz qual é seu candidato sem ver nenhuma lista de nomes): Dilma tem 26% e Serra, 20%.

fonte: Agência DIAP

terça-feira, 29 de junho de 2010

Movimento Popular da Mulher – os homens entram na luta

Durante a comemoração dos 27 anos do MPM – Movimento Popular da Mulher – foi lançada a campanha 100 Homens de Atitude, com o objetivo de buscar a apoio e o comprometimento de homens públicos e influentes para o combate à violência contra a mulher.

Gilson Reis foi homenageado no evento e já é um dos primeiros na lista dos 100 Homens de Atitude. “É uma luta atual. A cada dia vemos mais violência contra as mulheres. Os homens precisam entrar nesta luta.” disse.

De fato, os dados são alarmantes: a cada três mulheres, uma sofre violência. A cada 15 segundos, uma mulher é vítima de agressão.

domingo, 27 de junho de 2010

Oficializada a candidatura de Gilson Reis



Na convenção estadual do PcdoB, realizada ontem na Assembléia Legislativa, foi confirmada a candidatura de Gilson Reis para deputado estadual.

A convenção também definiu os apoios ao candidato do PMDB ao governo de Minas,Hélio Costa, e à candidata Dilma Roussef à presidência da República.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Convenção do PCdoB


Amanhã, a partir das 9h, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, o partido realiza a sua convenção estadual para definir candidaturas e apoios para as eleições de 2010.
São esperadas mais de mil pessoas.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Professores de Minas continuam na expectativa de decisão sobre o reajuste nos salários

Mais uma vez os professores da rede estadual de Minas ficaram na expectativa da aprovação do novo piso salarial e do plano de carreira dos professores do Estado. Pelo segundo dia consecutivo, professores se reuniram na praça da Assembleia Legislativa para tentar pressionar os deputados a votarem o projeto. Até as 23h45 desta quarta-feira (23) nenhuma decisão havia sido tomada e os deputados da base governista e da oposição negociavam as datas para votação do texto em primeiro e segundo turnos.

Os deputados da oposição tentam incluir 30 emendas ao projeto original para atender às reivindicações do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG). Os professores não aceitam, por exemplo, o aumento da jornada de trabalho de 24 para 30 horas e reclamam que a lei que passa o piso salarial para R$ 1.320 só valeria a partir de março de 2011.

De acordo com o deputado Padre João (PT), as emendas são uma forma que os deputados têm de aprimorar os projetos, mas a base do governo não está aceitando mudar nada do texto original e, por isso, o impasse está formado. Do outro lado, o deputado Mauri Torres (PSDB) disse que, se não houver acordo, não haverá votação.

Para entrar em vigor no ano que vem, o projeto de lei n° 4.689/10 precisa ser votado na Assembleia Legislativa, em primeiro e segundo turnos, e sancionado pelo governador Antonio Anastasia até 30 de junho.

fonte: O tempo

Moradia tem a dimensão da vida




A nova diretoria do Instituto Minas Moradia tomou posse ontem no auditório do Educandário Creche Menino Jesus, no bairro Concórdia.

Uma solenidade que trouxe reflexões importantes sobre o direito à moradia.
Moradia é princípio da dignidade humana, direito de todos e conquistada com lutas e promovida por meio de movimentos populares organizados.

Moradia significa não apenas morar, mas possuir infra-estrutura básica, acesso ao transporte coletivo e aos equipamentos sociais (saúde, educação, segurança).

Uma questão que deve ser levada com seriedade para o debate neste ano eleitoral, uma vez que apenas o Governo Federal, com o programa Minha Casa, Minha Vida, apresenta uma política habitacional, inexistente no governo estadual e municipal. É preciso atitude para exigir posturas concretas dos nossos políticos.

Morar adequadamente é tão importante e essencial quanto comer, beber ou vestir. É necessidade.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Movimento Sindical e Educação


A I Semana Pedagógica reuniu cerca de 80 professoras para a palestra do professor e sindicalista Gilson Reis, realizada ontem na sala multimeios da Escola Estadual Odilon Behrens.

Entre as inúmeras questões levantadas, Gilson lembrou que o sindicalismo vai além da questão salarial, possuindo uma dimensão política, importante e essencial na vida das pessoas. Por isso, a luta sindical dos professores deve ser também pela qualidade da educação e qualidade de vida. A valorização do profissional é um projeto político.

“A Educação é um bem significativo para a formação de um país, de uma nação. Deve ser a prioridade do governo. Nos últimos anos universalizamos a Educação, porém a precarizamos. Não basta dar acesso à escola. A escola tem que ter qualidade”, disse Gilson Reis.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Mudanças ainda estão por vir

Em palestras e seminários que participo costumo dizer que o Brasil vive um momento histórico ímpar com a combinação de dois fatores: a democracia política e o desenvolvimento econômico.

Rompemos com o neoliberalismo e acompanhamos a nação se recuperar gradativamente, com a geração de novos empregos, políticas sociais e mais acesso à Educação.

Mas ainda não é o suficiente.

A combinação dos fatores mencionados acima podem abrir um novo ciclo histórico com uma sociedade mais organizada e mobilizada, com instituições comprometidas com um projeto social.

Vislumbramos um novo momento para o país, com transformações de estruturas, por meio de reformas eficazes em diversas áreas: tributária, previdenciária, na Educação, Saúde.

Mudanças ainda estão por vir.


Gilson Reis

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Um Norte para o Vetor Norte


O título acima é uma referência ao seminário de mesmo nome realizado no sábado, no bairro Baronesa em Santa Luzia. Por lá estiveram representantes dos municípios que formam o vetor norte da região metropolitana de Belo Horizonte.
O objetivo do encontro foi discutir os impactos causados pela construção do Centro Administrativo do Governo de Minas.

Há motivos para preocupação.

O Centro Administrativo atrai novos moradores para a região e sem política do governo, o que começa a existir, e já é fato, é a especulação imobiliária, o aumento do preço do imóvel e consequentemente o IPTU.

No vetor norte já tem início um verdadeiro processo de exclusão.

O seminário discutiu temas como desenvolvimento social, educação e cultura, habitação, meio ambiente, mobilidade, saúde, segurança e trabalho. A idéia é criar propostas para encaminhar ao Plano Plurianual do Estado e da União.

Um Norte para o Vetor Norte foi uma realização da CTB (Central dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil) e Fameng (Federação das Associações de Moradores de Minas Gerais, com o apoio da Frente pela Cidadania Metropilitana.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Gilson Reis debate sindicalismo em Lavras

Na terça-feira, dia 15, o II Congresso Fagammon, realizado na Faculdade Presbiteriana Gammon, recebeu Gilson Reis para a palestra sobre o Sindicalismo no Brasil.
Confira a matéria publicada no site Lavras 24 horas.

Saramago – o mundo perde um dos seus maiores escritores


O escritor português José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura em 1998, faleceu nesta sexta-feira aos 87 anos de idade. Autor de romances densos, suas obras eram um convite à reflexão.

Saramago aderiu ao Partido Comunista, em 1969, e participou da Revolução dos Cravos de 1974, que pôs fim à ditadura de Salazar.

Atualmente, o escritor preparava um livro sobre a indústria do armamento e a ausência de greves no setor. "Não será sobre o Corão, mas será sobre algo tão importante quanto todos os corões do mundo: por que não há greves na indústria do armamento". "Uma greve na qual os operários digam: 'Não construímos mais armas'", contou em uma entrevista.

José Saramago publicou cerca de 30 obras entre romances, poesias, ensaios e textos teatrais.

“Nossa única defesa contra a morte é o amor", disse certa vez o escritor português José Saramago.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Governo de Minas é desmascarado

Foi com estardalhaço e holofotes da mídia que o Governo de Minas anunciou a sua nova política remuneratória para os professores. Com a medida o governo admitiu publicamente, mesmo que sem querer, que durantes os últimos oito anos nada fez pela classe no estado, adotando a sua política de choque de gestão, o que nada mais é do que retirar recursos das políticas sociais e aplicar em iniciativas privadas.

A máscara de um governo autoritário caiu, quando a decisão atropelou uma comissão de trabalho que deveria apresentar no dia seguinte ao anúncio,15 de junho, as propostas de vencimentos básicos e remuneração de todos os servidores estaduais da educação. Sem consultar a comissão o governo adotou as medidas que bem quis, demonstrando, mais uma vez, que não respeita os professores e nem acordos democráticos.

Por fim, foi muito barulho por nada. A nova política remuneratória retira os benefícios que os servidores poderiam adquirir ao longo da carreira, isso sem falar do aumento da jornada de trabalho e a data de 1 de março de 2011 para vigorar os novos salários.

Por tudo isso os professores debatem hoje, dia 17 de junho, a partir das 14h, na praça da Assembléia as propostas e avaliam a possibilidade de uma nova greve.



Gilson Reis

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Webcidadania cresce e ajuda eleitor a cobrar e fiscalizar políticos

O potencial da internet para a política vai além das campanhas eleitorais e sites partidários. Iniciativas da sociedade ajudam o cidadão a participar na vida pública e fiscalizar os políticos.
Sites e movimentos que promovem a chamada cidadania na web avançam e mostram resultados. Conheça algumas destas iniciativas:

Vote na Web – (www.votenaweb.com.br)
O site Vote na Web ajuda a acompanhar projetos de lei em tramitação no Congresso.
Por meio de um cadastro, o usuário pode “votar” nas propostas e acompanhar o mapa das opiniões dos internautas.

Excelências - (www.excelencias.org.br)
O projeto Excelências, da Transparência Brasil, possui o maior banco de dados sobre parlamentares em exercício.
O internauta pode consultar, por exemplo, quantas vezes um deputado faltou ao trabalho, assim como ver o histórico de doações eleitorais e citações na Justiça.

Cidade Democrática - (www.cidadedemocratica.com.br)
O Cidade Democrática é uma rede social que une pessoas e causas.
O internauta se cadastra como cidadão, ONG, parlamentar ou empresa e pode criar propostas, apoiar outras e fazer comentários para a construção de uma cidade melhor.


Na minha opinião, a webcidadania tem tudo para enriquecer as discussões políticas, isso porque nas redes sociais as pessoas são as verdadeiras produtoras de conteúdo.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Ficha Limpa valerá em 2010

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu ontem, 10 de maio, que a lei da ficha limpa vale para as eleições deste ano. Com isso, políticos condenados pela Justiça em decisão colegiada em processos ainda não concluídos não poderão ser candidatos no pleito de outubro.

A nova lei prevê que candidatos que tiverem condenação criminal por órgão colegiado, mesmo com recurso, ficarão impedidos de obter o registro de candidatura, pois serão considerados inelegíveis. Os prazos de inelegibilidade também serão ampliados de três para oito anos.

A decisão do TSE veio após a consulta feita pelo senador Arthur Virgílio (PSDB). O tribunal entendeu que a lei, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 4 de junho, não altera o processo eleitoral e pode ser aplicada neste ano.

O projeto Ficha Limpa é uma resposta aos anseios da sociedade, que fortalece o estado democrático. Uma vitória de todos que desejam a ética na política brasileira.


Fonte: Assessoria de Comunicação da SE-MCCE com dados do TSE.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Em 16 de junho, Paulo Henrique Amorim debate o PIG em evento do Sindicato dos Jornalistas

No próximo dia 16, quarta-feira, Paulo Henrique Amorim é o convidado especial do Fórum de Debates promovido pelo Sindicato dos Jornalistas. Essa edição traz como tema “O PIG está na UTI – E que de lá não saia...”.

PIG (Partido da Imprensa Golpista) é o termo usado para se referir a jornalistas considerados adeptos da direita política e que se utilizam da grande mídia para propagar idéias e desestabilizar governos de orientação política diversa. Surgida em 2007 entre internautas do Brasil, a expressão foi popularizada por Paulo Henrique Amorim em seu blog Conversa Afiada.

Durante o Fórum de Debates será lançado ainda o Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itacaré, com presença do presidente da entidade, Altamiro Borges.

A participação é gratuita, aberta a todos os interessados.
Informações adicionais pelo telefone: (31) 3224-5450.


Paulo Henrique Amorim

Paulo Henrique Amorim nasceu no Rio e é formado em Sociologia e Política. Já passou por vários veículos da mídia impressa, televisão e web, com destaques para Veja, Exame, Jornal do Brasil, Rede Globo, Band, Record, entre outros. Atualmente na Record, mantém o blog Conversa Afiada.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Hélio Costa comemora indicação

Um dias depois de o nome do senador Hélio Costa (PMDB) ser anunciado como cabeça de chapa na aliança PMDB/PT ao governo de Minas, parte da Executiva petista no estado se reuniu na manhã desta terça-feira e tem agora uma nova batalha: tentar convencer o ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias a compor a candidatura como vice. Em encontro na sede do partido em Belo Horizonte, as lideranças petistas acertaram a formação de uma comissão para apoiar Patrus na chapa.

Fonte Uai
Enviado de meu iPhone

 

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Sobre a Conclat

Durante a Conclat, realizada no dia 1 de junho, participei do Programa de Classe, produzido pelo Sinttel-MG (sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações). Confira parte da entrevista:

sexta-feira, 4 de junho de 2010

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Gilson participa da histórica 2ª Conclat



O lugar não poderia ser mais simbólico. O estádio do Pacaembu, em São Paulo recebeu 30 mil trabalhadores de todas as regiões do país. Liderando uma bancada de 500 trabalhadores o presidente da CTB mineira, Gilson Reis disse que o encontro é uma demonstração de força e unidade do movimento sindical brasileiro.


Participaram do evento militantes da CTB, CUT, Força Sindical, Nova Central e CGTB. Durante o evento várias manifestações de repudio a ação truculenta e "desorientada" do Estado de Israel.


Para Reis o encontro serviu para pavimentar as propostas dos trabalhadores para os presidenciáveis. Apesar de não deliberar pelo apoio a candidata Dilma Rousseff ficou claro o grande apreço dos sindicalistas pela candidata de Lula.


"Momentos como esse são importantes para reforçar entre nós a força do movimento dos trabalhadores no Brasil. É um momento histórico e deve representar nossa luta e as dezenas de demandas que ainda temos para conquistar no Brasil" afirmou o sindicalista.

Por Movimento Comunicação